Apresentação

sábado, 17 de novembro de 2012

Conhecendo a estrutura, finalidades e funções de um jornal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer as finalidades e funções do suporte em questão: O jornal.
• Apresentar conteúdos dos textos a serem trabalhados considerando o reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
• Construir compreensão global do suporte em questão: observação quanto à diversidade de textos que compõem o jornal (entrevista, classificados, reportagens, propagandas, textos literários, quadrinhos, charges etc.).
• Produzir um pequeno texto: novo título para uma reportagem.
Duração das atividades
2 aulas de 50-60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem saber decodificar palavras e textos escritos. No caso de grupo heterogêneo, que seja composto de crianças com dificuldades na leitura, o professor, um monitor ou um colega será o leitor.
Estratégias e recursos da aula

Recursos

Jornais Impressos Diversos

Atividade 1

A sala de aula poderá ser organizada em duplas ou em pequenos grupos (4 a 6 alunos) para facilitar a interação entre as crianças e o envolvimento com o tema.
Para iniciar o trabalho com o Jornal é necessário que o professor antecipe os conteúdos, ou seja, que instigue a turma a pensar e a levantar hipóteses sobre o mesmo: se conhecem algum jornal; quais os usos mais comuns do jornal no dia a dia das crianças e de suas famílias; quais são os assuntos/ temas mais presentes nos jornais que lêem; quais os nomes dos jornais que conhecem; de que partes mais gostam ou mais utilizam etc.
Distribua jornais completos com todos os cadernos que os compõem: Esporte, Cultura, Política, Economia, Saúde, Veículos, Classificados. Caso seja possível, apresente para as crianças diferentes jornais impressos de sua região ou do país (jornais de bairro, cidade, estado). Nesse caso, o objetivo é o de mostrar que um mesmo suporte pode ser apresentado de diferentes maneiras com finalidades semelhantes.
O passo seguinte é buscar focalizar a atenção dos aprendizes na organização do jornal. O professor pode fazer perguntas e esperar que os aprendizes manuseiem o material buscando as respostas: Como ele é organizado? Há títulos (letras diferentes, maiores, coloridas etc.) que marcam alguma diferença?
Quando o professor retomar a palavra, após a exploração dos alunos, deverá chamar a atenção para a organização e para a divisão dos jornais em seções. Essa abordagem inicial auxiliará na construção dos sentidos principalmente quanto aos usos sociais deste portador de texto.
Nosso objetivo principal é apresentar e favorecer o manuseio e a observação do jornal. O mais importante nesse momento é que os alunos explorem o material e comecem a observar a organização do mesmo: título, data, manchetes, seções etc. Pretende-se também realizar pequenas leituras e trabalhar a capacidade de apreensão global de sentido, tanto do “portador jornal” como de um texto lido e analisado coletivamente, de acordo com as orientações que se seguem.

Atividade 2

Com os jornais nas mãos das crianças, o professor poderá:
1ª) solicitar às crianças que folheiem os jornais identificando a finalidade de cada caderno, localizando os assuntos que mais ou menos interessam a cada grupo ou criança;
2ª) indicar alguns cadernos que devam ser localizados pelos aprendizes que deverão levantar hipóteses sobre a finalidade daquela “parte do jornal” (quem lê, com quais finalidades, para quem foram escritos etc.).
Após 20 minutos de exploração orientada, o professor deve buscar obter as respostas para as questões que foram apresentadas aos grupos, segundo as orientações acima. Assim, poderá discutir as funções de um jornal, seus cadernos, os diferentes gêneros textuais que apresenta e suas possíveis variações: abordagem, estrutura, organização, ilustrações, cadernos que compõem alguns jornais e não outros etc.
Ao terminar a exploração inicial o professor deverá ler uma reportagem de algum dos jornais analisados pelo grupo e pedir que expliquem porque aquela reportagem recebeu aquele “nome”.
Depois pedirá aos grupos que elaborem outro título para a reportagem. Nesse momento, é importante que o professor diga aos aprendizes que o título de uma reportagem precisa dizer com poucas palavras o assunto da mesma.
Por meio dessa pequena produção de texto (novo título para a reportagem) o professor trabalhará a capacidade de “apreensão global do sentido do texto” e, inclusive, avaliar como estão os aprendizes nesse aspecto.
Dicas:
1) O trabalho com Jornais poderá ser expandido caso a escola tenha computadores. Desta forma, os computadores poderão servir de ferramentas para explorar via internet os jornais manuseados.
2) Se desejar, o profess or poderá exp lorar mais detalhadamente cada aspecto aqui proposto. Tal exploração enriquecerá o trabalho e poderá estimular mais a leitura de jornais.
Recursos Complementares
Sugestões de links caso o professor deseje explorar o suporte também no recurso dos computadores:
http://correio24horas.globo.com/
http://www.correiobraziliense.com.br/
http://www.estaminas.com.br/
http://oglobo.globo.com/
http://www.folha.uol.com.br/
Avaliação
• Será realizada por meio das perguntas feitas pelo professor que observará se o grupo de alunos consegue identificar as finalidades, as funções do jornal e a sua organização;
• O professor avaliará a capacidade de compreensão global do texto lido quando solicita aos alunos novos títulos para a reportagem.

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