Apresentação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Propostas das Relações que Geram Processos Educativos

GUTIERREZ, 1995, ADAPTAÇÃO LIVRE

EDUCAR PARA AS INCERTEZAS: Em um mundo assinalado por riscos e incertezas, a educação não pode se fundamentar nas certezas do autoritarismo, na ilusão e seguridade de afirmações estereotipadas e nas respostas pré-estabelecidas e unívocas que muitos livros didáticos oferecem. A televisão mostra problemas, incertezas, problemas sociais – o que nem sempre a escola aborda.

EDUCAR PARA GOZAR A VIDA: O prazer, como confirma a experiência, é um ponto de partida e de chegada, um incentivo para viver e a chave da própria vida. A educação deve prever espaços para o entusiasmo.

EDUCAR PARA A SIGNIFICAÇÃO: O processo educativo acontece quando o estudante encontra sentido no que faz, compartilha sentidos e compreende o sentido dos exercícios e dinâmicas de que se vê obrigado a participar ao longo do ano escolar. Uma reflexão sobre os comportamentos dos alunos mostra-nos valores presentes em sua vida (e nas telenovelas): valores de amor, de relações, valores que os impulsionam a viver.

EDUCAR PARA A EXPRESSÃO: Os alunos têm diferentes formas de expressão (escrita, imagética, oral, teatral, gestual, entre outras) que, na maioria dos casos, não são favorecidas pela escola. A escola de que se necessita deve promover formas de expressão nas diferentes disciplinas, mediante as variadas linguagens em uso na sociedade atual.

EDUCAR PARA A CONVIVÊNCIA: Não se pode educar para conviver, se não se educa na cooperação e participação coletiva. O âmbito privilegiado da interaprendizagem é o grupo. É neste que se produzem e confrontam idéias na busca de pistas para resolver os conflitos que se estabelecem.

EDUCAR PARA SE APROPRIAR DA HISTÓRIA E DA CULTURA: A história e a cultura são feitas com o cotidiano e com as pessoas. A ênfase aqui está na situação em que o aluno é o protagonista de seu processo educativo, apropriando-se da história para desmistificá-la. O ato educativo é aqui entendido como construção de conhecimentos, intercâmbio de experiências, criação de novas formas.

Referências Bibliográficas

DIZARD, W. P. (1998) A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação /Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga -Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
SANTAELLA, L (1992). Cultura das mídias (2ª. Ed. 1996) SP: Experimento. Abril/2006.

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