Apresentação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TRAMA DO OLHAR

Marialva Monteiro e Lucinéia Batista

palavra e a imagem são os dois instrumentos de comunicação mais importantes. No entanto, neste mundo em que vivemos, a comunicação é regida principalmente pela imagem – e o interior da sala de aula ainda vive sob o domínio da palavra. Na verdade, a ‘alfabetização visual’ é tão importante quanto a alfabetização verbal. Aprender a ver  vale tanto quanto aprender a escrever. Não se alfabetiza fazendo apenas as crianças juntarem as letras. Há uma alfabetização cultural sem a qual a letra pouco significa. 
A leitura social, cultural e estética do meio ambiente vai dar sentido ao mundo da leitura verbal. (Ana Mae Barbosa) Uma educação que se limita a alfabetizar crianças e jovens para o uso da palavra escrita, esquecendo – como acontece freqüentemente – a educação para a leitur a da imagem, realiza apenas uma parte do desafio que lhe é proposto. A sociedade contemporânea é caracterizada pela multiplicidade de linguagens e pela forte influência dos meios. Como o nome indica, os meios são os mediadores entre a realidade e as pessoas.
O vídeo associa imagem e movimento em um quadro móvel que possui uma linguagem própria, uma
gramática específica, remetendo nosso olhar em direção ao mundo em que vivemos.
Esse quadro pode ser estimulante ou empobrecedor.
É preciso que o professor entenda as linguagens do cinema, da TV e do vídeo como desdobramentos
das várias formas de olhar e registrar. Para tal, é necessário que ele conheça bem essas formas e possa
vê-las de maneira sensível e crítica. A reflexão sobre a imagem é algo que tem lugar em muito poucas escolas, e isto resulta em conseqüências nefastas, não só para a compreensão da obra de arte, mas também para uma apreciação crítica da televisão. Inúmeras pesquisas feitas no exterior já demonstraram queo desenvolvimento da capacidade de analisar e auferir significados a imagens de obras de arte prepara para ver reflexivamente imagens de outras categorias, como as imagens de televisão. (Ana Mae Barbosa) O professor deve estar preparado para utilizar a linguagem audiovisual e para fazer uma leitura crítica dos meios de comunicação.
Tendo o vídeo como recurso pedagógico, é fundamental que saiba a melhor maneira de utilizá-lo, que
possa identificar suas potencialidades e as peculiaridades de sua linguagem. E, para tanto, ele precisa
conhecer como se estruturam e como são elaborados os elementos narrativos da linguagem audiovisual, importantes para a compreensão da construção dessa linguagem tão utilizada no mundo contemporâneo.
É preciso fazer o aluno olhar para si mesmo, refletir sobre sua realidade e seu país. E esse propósito é atingido graças à tela da televisão, uma janela aberta para o mundo, para as diversas formas da comunicação.

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