Apresentação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Evolução da Conceituação de Mídia

O conceito de mídia foi construído e reconstruído, ao longo do tempo, em conseqüência de seu uso e do advento de novas e diferentes mídias. Dessa forma, para compreender melhor sua aplicação, é necessário analisar o contexto onde (e quando) é empregado o conceito.
Considerando a mutação das terminologias ao longo do tempo, bem como a amplitude que elas abarcam nos dias atuais, comumente é usado o termo "mídias" no plural pois, como bem destaca Santaella:
"O termo mídias no plural visa pôr em relevo os traços diferenciais de cada mídia, para caracterizar a cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicação" (1992, p.138).
Assim, a palavra mídias foi adotada e redimensionada sucessivamente, ao longo das décadas do século XX, com o intuito de ampliar e tornar flexível o conceito.
Com relação às tecnologias de massa, Dizard (1998), destaca 3 grandes transformações:

1ª.Transformação
Introdução, no século XIX, das impressoras a vapor e do papel de jornal barato, que resultou na edição de jornais, livros e revistas em grande escala.

2ª.Transformação
Introdução da transmissão por ondas eletromagnéticas – o rádio, em 1920, e a televisão, em 1939.

3ª.Transformação
Produção, armazenagem e distribuição de informação e entretenimento estruturados em computadores.
Por efeito dos computadores e da digitalização, todas as formas e instrumentos da mídia estão cada vez mais se fundindo em sistemas inter‐relacionados (Dizard, 1998). A tecnologia computacional torna‐se, assim, o elo para todas as formas de produção de informação e de entretenimento: som, vídeo, mapas e impressos. Fala‐se então da convergência das mídias.
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Com o advento do computador, com a crescente importância de comunicação textoaudio‐visual e do acesso e utilização de informações em todos os campos de atuação dos indivíduos, novas formas de combinação de aparatos tecnológicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar as novas formas de comunicação e de aquisição, armazenamento, processamento, produção e distribuição de informação.
Diversos conceitos, já utilizados em contextos anteriores à era da informática, foram redimensionados e retornaram com novo vigor. 

Referências Bibliográficas

DIZARD, W. P. (1998) A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação / Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga ‐ Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
SANTAELLA, L (1992). Cultura das mídias (2ª. Ed. 1996) SP: Experimento. Abril/2006.

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