Apresentação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A DIDÁTICA NUMA ABORDAGEM FREIREANA

O pensamento freireano: bases para o ensino da Didática.A organização do trabalho pedagógico nessa direção exige, inicialmente, umareflexão sobre o sentido de educação como prática de liberdade. “Educação que desvestida da roupagem alienada e alienante, seja uma força de mudança e de libertação. A opção, por isso, teria de ser também,entre educação” para a “domesticação”, para a alienação, e uma educação para a liberdade. “Educação” para o homem-objeto ou educação para o homem-sujeito”. (FREIRE, 1994: 45) Para Freire, a decisão de adotar uma proposta de educação libertadora implica reconhecer o homem como um sujeito com vocação histórica. Nesse sentido, contrapôs-se à “educação bancária”, entendida como o processo que trata o “homem como objeto”, depósito de saberes considerados verdades absolutas. Alertou para que as condições do terceiro mundo não permitem que o homem exerça sua vocação, fazendo-se necessário libertá-lo para que isso acontecesse. 

O caminho apontado consiste na instauração de uma pedagogia assentada no diálogo, na comunicação, tendo em vista uma nova relação humana preocupada com a população, no sentido de que ela própria crie uma consciência crítica do mundo em que vive. Desse modo, a educação é entendida como o processo de conscientização do homem, possibilitando o seu engajamento na luta política e na transformação da realidade social. “Por isso mesmo, a conscientização é um compromisso histórico. É também consciência histórica: é inserção crítica na história, implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo. Exige que os homens criem sua existência com um material que a vida lhes oferece. 

A conscientização não está baseada sobre a consciência, de um lado, e o mundo, de outro; por outra parte, não pretende uma separação. Ao contrário, está baseada na relação consciência-mundo.” (FREIRE,1980:26 e 27). Outra reflexão importante, tendo em vista a organização do trabalho pedagógico na área da Didática consiste nos saberes fundamentais à prática educativa transformadora que, segundo FREIRE, (1996) são especificados nos seguintes temas: “Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém”. 

(FREIRE, 1996:25) “Ensinar não é transferir conhecimento. É preciso insistir: este saber necessário ao professor - que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido”. (ib., 52) “Ensinar é uma especificidade humana: como os demais saberes, este demanda do educador um exercício permanente. É a convivência amorosa com seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo, provoca-os a se assumirem enquanto sujeitos sócio – histórico – culturais do ato de conhecer, é que ele pode falar do respeito à dignidade e autonomia do educando.” (ib., 11) Com o objetivo de “desalienar a população” com vistas a sua conscientização, Freire criou a “pedagogia do diálogo” orientando que a relação educando – educador se desse de forma horizontal.

De acordo com essa visão, o processo educativo tem como ponto de partida “as situações vividas” pelo educador na realidade do educando. Nesse processo, a relação “educador-educando” converte-se na relação “educando-educador e educadoreducando” da qual brotam os “temas geradores” ou “palavras geradoras” para serem trabalhadas nos círculos de cultura. Dessa forma, os círculos de cultura ocupavam-se dos temas geradores ou palavras geradoras que emanavam do diálogo sobre as experiências e 268 dificuldades vividas pelo educando, compartilhadas pelo educador. Os “temas geradores” ou as “palavras geradoras” deviam ser aprofundadas na perspectiva da “problematização”, desenvolvendo no educando “uma visão crítica” de sua realidade. Esse processo constitui-se como a base para conscientização que se complementa na ação social e política, na práxis social. 

Espera-se, assim, uma atuação do educadoreducando em prol da transformação da sociedade, o que implica na libertação do homem das condições de opressão. Contra o que é a educação bancária, Freire orienta uma didática organizada nos seguintes passos: vivência, seleção de temas geradores, problematização, conscientização e ação social e política. É esta metodologia que se pretende desenvolver em sala de aula, tendo como objeto de trabalho o conteúdo da Didática. Evidentemente que esse processo foi recriado considerando a especificidade da referida disciplina e as condições concretas do trabalho docente e discente.

Acesse o texto:
 

0 comentários:

Postar um comentário